A fábrica verde da Coca-Cola FEMSA Brasil.
A Planta de engarrafamento é refêrencia em sustentabilidade para o Sistema Coca-Cola no mundo. Ela foi construída sob normas LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental).
ÁGUA
Nos mais de 65 mil metros quadrados de área edificada, foram implantados eficientes sistemas de reaproveitamento e reuso de água. Através de um moderno sistema de higienização de embalagens retornáveis, menos da metade da água é consumida nesse processo, em comparação às outras fábricas do sistema. A água é a solução de limpeza utilizadas nas lavadoras de garrafas retornáveis, e é parcialmente reaproveitada, uma vez que o processo ocorre em circuito fechado.
Uma Estação de Tratamento de Água foi projetada para garantir a recuperação de grande parte da água utilizada no seu processo de operação, trazendo grande economia de recursos naturais sem perdas durante a execução das atividades.
A Estação de Tratamento de Efluentes possui tecnologia avançada que permite reaproveitamento da água tratada para utilização em sanitários e limpeza da fábrica e irrigação do gramado e jardins.
Alternativas sustentáveis.
A higienização das embalagens é feita com «rinser a ar» que dispensa o uso da água. Com toda as tecnologias implantadas na nova fábrica, é possível reduzir pela metade a média de utilização de água no processo produtivo.
A planta Itabirito foi projetada para alcançar uma alta eficiência em uso de recursos hídricos, sendo que a cada 1,4 litros de água, 1,0 litro é transformado em bebida. Um grande avanço no processo do sistema Coca-Cola Brasil.
ENERGIA
Para a captação de luz natural, são usadas telhas translúcidas e claraboias nos galpões de produção. Á medida que o dia escurece, a iluminação artificial vai sendo gradativamente ativada. Otimizamos o uso de energia no funcionamiento da planta para obter um consumo mais inteligente e consciente, por meio da instalação de sensores de presença para ativação das luzes nas salas do setor administrativo, iluminação solar por placa fotovoltáica no estacionamiento e a adoção de sistema de refrigeração otimizado (VRF).
A opção pelo uso do gás natural na planta é um dos destaques em relação a energia, uma vez que possibilita a geração de vapor e gás carbônico (usado para gaseificar as bebidas) em um único ciclo energético, de forma que tudo é reaproveitado. Além disso, usamos materiais e recursos que evitam o uso excessivo de ar-condicionado.
As melhores tecnologias para eficiência energética, incluindo cogeração, energia solar, iluminação natural dentro das unidades de produção, tratamento de efluentes com utilização de água de chuva e água de reuso, foram implementadas aqui.
RESÍDUOS E RECICLAGEM
A preocupação com a sustentabilidade esteve presente desde a construção da unidade, uma vez que 70% dos resíduos gerados na construção foram reciclados. O índice de reciclagem da fábrica alcança patamares de cerca de 90% por meio de processo de separação e destinação correta dos resíduos gerados no local.
Além disso, atuamos com a premissa de que toda madeira utilizada seja oriunda de reflorestamento, com certificação verde da FSC e FloorScore (atestado de manejo florestal responsável).
EMBALAGENS
As embalagens representam uma parte essencial do nosso negócio. É por intermédio delas que nossos produtos chegam aos consumidores de forma segura e nos padrões de qualidade exigidos. É nosso compromisso desenvolver alternativas sustentáveis em todo o seu ciclo de vida, desde sua concepção até o descarte final.
PlantBottle: Embalagem feita de PET no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Origem parcialmente vegetal -306 à base da planta.
Bottle-to-Bottle: Reciclagem de garrafas PET em novas embalagens. As novas embalagens serão homologadas com adição de 20% de resina reciclada em sua composição.
Light Weight: Redução de pessoas da pré-forma. A garrafa de 600ml terá seu peso reduzido de 28g para 22g (20%).
REFPET e Vidrio: Pensando ainda em minimizar o descarte das garrafas e a geração de resíduos, na fábrica de Itabirito contamos com opções de embalagens mais sustentáveis.