Atrás

Na Coca-Cola FEMSA trabalhamos por um futuro sustentável com ar limpo e céus azuis

«O Ar que Compartilhamos» será o tema de 2022 do Dia Internacional do Ar Limpo para tenhamos Céus Azuis e nos concentramos na necessidade da responsabilidade coletiva e tomada de decisões para gerar uma efetiva implementação regional e internacional de políticas e medidas de mitigação para lidar com a poluição do ar.

Para conscientizar e promover a participação global na luta contra a poluição do ar, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 7 de setembro como Dia Internacional do Ar Limpo para ter céus azuis, pois a poluição do ar é um problema global com impactos de longo alcance devido a sua natureza transfronteiriça. É também um dos maiores riscos ambientais para a saúde humana e uma das principais causas evitáveis de morte e doença no mundo inteiro, causando cerca de 6,5 milhões de mortes prematuras a cada ano.

Como a poluição do ar nos afeta?

Primeiro afeta nossa saúde. Todos respiramos o mesmo ar e somos sustentados pela mesma atmosfera, que há anos vem sendo preenchida por pequenas partículas invisíveis de carbono, metano e ozônio, que penetram profundamente em nossos pulmões, corrente sanguínea e corpo. Estes poluentes são responsáveis por cerca de um terço das mortes por derrame, doenças respiratórias crônicas e câncer de pulmão, bem como um quarto das mortes por infarto.

Por outro lado, temos o aquecimento global a curto (médio e longo prazo). Os poluentes atmosféricos podem persistir na atmosfera por dias ou mesmo décadas, impactando a saúde das culturas, o clima e a segurança alimentar.

Hoje, a comunidade internacional reconhece que a melhoria da qualidade do ar pode ajudar a mitigar a mudança climática. No documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, intitulado «O Futuro que Queremos», os países se comprometeram a promover políticas de desenvolvimento sustentável que contribuam para a boa qualidade do ar no contexto de cidades e assentamentos humanos sustentáveis.

Coca-Cola FEMSA em ação pelo nosso planeta

Na Coca-Cola FEMSA, colocamos a sustentabilidade no coração de nossa organização para tomar decisões empresariais que criam valor social, ambiental e econômico.

Como parte de nosso compromisso com a ação climática, buscamos dissociar o crescimento dos negócios das emissões de gases de efeito estufa e aumentar a resiliência e a adaptação da empresa nas comunidades onde atua e com sua cadeia de valor.

Desta forma, em junho de 2020, nos tornamos a primeira empresa mexicana e a terceira na América Latina a obter a aprovação da Science Based Targets Initiative (SBTi) para nossas metas de redução de emissões.

Com os esforços de todo o nosso pessoal, integramos com sucesso fontes de energia e tecnologias eficientes e amigáveis com o ambiente para reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Até 2021, conseguimos reduzir 28% das emissões absolutas de GEE das nossas operações, e 14% em nossa cadeia de valor em comparação com 2015, e temos 50% de energia renovável em nossas operações.

Através de nossa Estratégia de Mobilidade Sustentável, buscamos reduzir o impacto de nossa frota de veículos e nos posicionamos como líderes da indústria na América Latina em termos de eficiência veicular, gestão ambiental e segurança. Além disso, continuamos nosso programa de substituição de frota secundária no México, Brasil e Colômbia, onde temos o maior número de caminhões de entrega. Através de nossa comunidade de mobilidade sustentável, estamos alinhando a estratégia nos diferentes países e, nos últimos cinco anos, substituímos nossa frota por novos veículos que atendem a padrões mais rigorosos de redução de emissões.

Atualmente, 2.934 caminhões das frotas primária e secundária são certificados pela Euro V e EPA. Através deste programa, reduzimos nosso consumo de combustível, emissões e custos de manutenção, e reforçamos nosso compromisso com a ecoeficiência junto às autoridades ambientais locais.

Nossa meta para 2030 é ter 45% de veículos elétricos em nossa frota e atingir 100% de eletricidade renovável em nossas operações.

Na Coca-Cola FEMSA, colocamos o maior Bônus Verde no mercado latino-americano e o primeiro no Sistema Coca-Cola, no valor de 705 milhões de dólares, com a convicção de que investir na sustentabilidade é o caminho para alcançar o bem-estar social e ambiental.

Estamos conscientes de que todos respiramos o mesmo ar e temos uma atmosfera comum que nos protege e sustenta a todos. Na Coca-Cola FEMSA, sabemos que a poluição é um problema global que devemos agir juntos para enfrentar, e é por isso que celebramos o Dia Mundial do Ar Limpo com a convicção de continuarmos ambiciosos em nossos objetivos para um futuro sustentável e de difundir uma mensagem positiva para que, junto com nossa gente e nossa comunidade, tomemos medidas para melhorar a saúde do nosso ar e do nosso planeta.


Noticias relacionadas


14

Feb

¿Cuáles son los principios de la sustentabilidad?
¿Cuáles son los principios de la sustentabilidad?

Nuestro planeta

Principios de la sustentabilidad: sinergia económica, social, ambiental y política…

Ver más  

14

Feb

Agua potable vs. agua tratada: ¿Cuál es la mejor opción?
Agua potable vs. agua tratada: ¿Cuál es la mejor opción?

Nuestro planeta

El agua potable es agua que proviene de fuentes naturales,…

Ver más  

26

Ene

5 Tecnologías Verdes para un Futuro Sostenible
5 Tecnologías Verdes para un Futuro Sostenible

Nuestro planeta

En la búsqueda constante de soluciones para enfrentar los desafíos…

Ver más