Atrás

Na Coca-Cola FEMSA trabalhamos por um futuro sustentável com ar limpo e céus azuis

«O Ar que Compartilhamos» será o tema de 2022 do Dia Internacional do Ar Limpo para tenhamos Céus Azuis e nos concentramos na necessidade da responsabilidade coletiva e tomada de decisões para gerar uma efetiva implementação regional e internacional de políticas e medidas de mitigação para lidar com a poluição do ar.

Para conscientizar e promover a participação global na luta contra a poluição do ar, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 7 de setembro como Dia Internacional do Ar Limpo para ter céus azuis, pois a poluição do ar é um problema global com impactos de longo alcance devido a sua natureza transfronteiriça. É também um dos maiores riscos ambientais para a saúde humana e uma das principais causas evitáveis de morte e doença no mundo inteiro, causando cerca de 6,5 milhões de mortes prematuras a cada ano.

Como a poluição do ar nos afeta?

Primeiro afeta nossa saúde. Todos respiramos o mesmo ar e somos sustentados pela mesma atmosfera, que há anos vem sendo preenchida por pequenas partículas invisíveis de carbono, metano e ozônio, que penetram profundamente em nossos pulmões, corrente sanguínea e corpo. Estes poluentes são responsáveis por cerca de um terço das mortes por derrame, doenças respiratórias crônicas e câncer de pulmão, bem como um quarto das mortes por infarto.

Por outro lado, temos o aquecimento global a curto (médio e longo prazo). Os poluentes atmosféricos podem persistir na atmosfera por dias ou mesmo décadas, impactando a saúde das culturas, o clima e a segurança alimentar.

Hoje, a comunidade internacional reconhece que a melhoria da qualidade do ar pode ajudar a mitigar a mudança climática. No documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, intitulado «O Futuro que Queremos», os países se comprometeram a promover políticas de desenvolvimento sustentável que contribuam para a boa qualidade do ar no contexto de cidades e assentamentos humanos sustentáveis.

Coca-Cola FEMSA em ação pelo nosso planeta

Na Coca-Cola FEMSA, colocamos a sustentabilidade no coração de nossa organização para tomar decisões empresariais que criam valor social, ambiental e econômico.

Como parte de nosso compromisso com a ação climática, buscamos dissociar o crescimento dos negócios das emissões de gases de efeito estufa e aumentar a resiliência e a adaptação da empresa nas comunidades onde atua e com sua cadeia de valor.

Desta forma, em junho de 2020, nos tornamos a primeira empresa mexicana e a terceira na América Latina a obter a aprovação da Science Based Targets Initiative (SBTi) para nossas metas de redução de emissões.

Com os esforços de todo o nosso pessoal, integramos com sucesso fontes de energia e tecnologias eficientes e amigáveis com o ambiente para reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Até 2021, conseguimos reduzir 28% das emissões absolutas de GEE das nossas operações, e 14% em nossa cadeia de valor em comparação com 2015, e temos 50% de energia renovável em nossas operações.

Através de nossa Estratégia de Mobilidade Sustentável, buscamos reduzir o impacto de nossa frota de veículos e nos posicionamos como líderes da indústria na América Latina em termos de eficiência veicular, gestão ambiental e segurança. Além disso, continuamos nosso programa de substituição de frota secundária no México, Brasil e Colômbia, onde temos o maior número de caminhões de entrega. Através de nossa comunidade de mobilidade sustentável, estamos alinhando a estratégia nos diferentes países e, nos últimos cinco anos, substituímos nossa frota por novos veículos que atendem a padrões mais rigorosos de redução de emissões.

Atualmente, 2.934 caminhões das frotas primária e secundária são certificados pela Euro V e EPA. Através deste programa, reduzimos nosso consumo de combustível, emissões e custos de manutenção, e reforçamos nosso compromisso com a ecoeficiência junto às autoridades ambientais locais.

Nossa meta para 2030 é ter 45% de veículos elétricos em nossa frota e atingir 100% de eletricidade renovável em nossas operações.

Na Coca-Cola FEMSA, colocamos o maior Bônus Verde no mercado latino-americano e o primeiro no Sistema Coca-Cola, no valor de 705 milhões de dólares, com a convicção de que investir na sustentabilidade é o caminho para alcançar o bem-estar social e ambiental.

Estamos conscientes de que todos respiramos o mesmo ar e temos uma atmosfera comum que nos protege e sustenta a todos. Na Coca-Cola FEMSA, sabemos que a poluição é um problema global que devemos agir juntos para enfrentar, e é por isso que celebramos o Dia Mundial do Ar Limpo com a convicção de continuarmos ambiciosos em nossos objetivos para um futuro sustentável e de difundir uma mensagem positiva para que, junto com nossa gente e nossa comunidade, tomemos medidas para melhorar a saúde do nosso ar e do nosso planeta.


Noticias relacionadas


02

Feb

COCA-COLA FEMSA REAFIRMA SU COMPROMISO CON LA SEGURIDAD HÍDRICA EN EL DÍA MUNDIAL DE LOS HUMEDALES
COCA-COLA FEMSA REAFIRMA SU COMPROMISO CON LA SEGURIDAD HÍDRICA EN EL DÍA MUNDIAL DE LOS HUMEDALES

Nuestro planeta

En el marco del Día Mundial de los Humedales, en…

Ver más  

21

Dic

¿Cómo reducimos la contaminación ambiental en Coca-Cola FEMSA?
¿Cómo reducimos la contaminación ambiental en Coca-Cola FEMSA?

Nuestro planeta

En Coca-Cola FEMSA reconocemos que la contaminación ambiental es un…

Ver más  

30

Nov

Economía circular: ¿por qué es necesario implementarla para las empresas?
Economía circular: ¿por qué es necesario implementarla para las empresas?

Nuestro planeta

La economía circular es un modelo de producción y consumo…

Ver más