Atrás

Mobilidade sustentável, tecnologias limpas para a distribuição de nossos produtos.

 

A estratégia de mobilidade sustentável reduz o impacto do negócio no processo de distribuição.

Procuramos nos posicionar como empresa líder na América Latina no cuidado com o meio ambiente e segurança.

Nossa frota conta com mais de 24 mil veículos que nos permitem entregar nossas bebidas a milhões de consumidores em 10 países. Portanto, cuidamos de otimizar as unidades que diariamente correm nossas rotas de distribuição.

Coca-Cola FEMSA, Mobilidade Sustentável.

Quais são os passos a seguir para reduzir o impacto de nossa operação no planeta?

Nossa estratégia inclui três prioridades:

1 – SEGURANÇA
Pelo sexto ano consecutivo, recebemos por parte da Associação Nacional de Transporte Privado (ANTP) o Prêmio Nacional de Segurança Rodoviária que avalia os operadores e empresas que incentivam a convivência familiar e promovem a cultura da prevenção de acidentes. Estes reconhecimentos são o resultado do trabalho consistente que realizamos para otimizar a segurança rodoviária1, e fazem parte da estrutura organizacional com a qual contamos realizar ações de treinamento constante de operadores, análise de riscos, e manutenção preventiva e de qualidade de todos os veículos. Com a FEMSA Logística, nossos operadores de distribuição primária são treinados continuamente de forma eco-eficiente e segura, junto com um programa de prevenção de riscos de transporte e avaliação de saúde periódicas.

2 – EFICIÊNCIA E TECNOLOGIA VEICULAR
Instalamos 06 mil aparelhos de telemetría e GPS com um investimento de USD $907 mil para corrigir hábitos de manuseio, otimizar rotas, reduzir as distâncias percorridas e detectar falhas. Com isto, pretendemos utilizar 6% menos combustível e emitir 6% menos poluentes, economizando USD $1.9 milhões ao ano. Também iniciamos um programa piloto para a conversão de pequena frota a gás natural comprimido, para que 55 veículos na Cidade do México usem gás natural no lugar de gasolina, buscando reduzir as emissões de CO2 em 30%, NOx em 40%, e HC em 90%, PM em 99% em 100% e em carbono preto e SOx

Com nosso aliado estratégico para distribuição primária, a FEMSA Logística, trabalhamos em veiculos especializados para cada região. Além de gerar aumentos de eficiência e produtividade, pudemos reduzir os consumos de combustível em até 15% e as emissões de gases de efeito estufa em 93.5 toneladas anuais por cada unidade. Realizamos projetos iniciais com tecnologia de carros elétricos na frota corporativa, eliminando 4.8 toneladas de CO2 ao ano por veículo, integrando 52 veículos elétricos de distribuição zero emissões em áreas limitadas para veiculos pesados.
3 – REDUÇÃO DE EMISSÕES
Foram realizados testes piloto em 53 caminhões de distribuição secundária para instalar filtros de material reduzidos a particulas com testes de emissões incluidas. Este projeto teve um investimento de USD $650 mil e está sendo avaliada sua viabilidade para implanta-lo no resto da frota. Outra ação realizada em 2016 foi a substituição de mais de mil 400 veículos por unidades que cumprem com melhores padrões de emissões, enquanto mais de 1.470 participaram do Programa de Autorregulación Ambiental para veículos movidos a diesel, promovido pelo governo da Cidade do México, que procura diminuir as emissões poluentes no Valle do México mediante manuteção preventiva e medições semestrais. Também fomos reconhecidos desde 2011 por la pela SEMARNAT e pela SCT com o programa Transporte Limpio, que tem como finalidade reduzir o uso de combustível para diminuir as emissões na atmosfera.


 
Conteúdo relacionado:


A fábrica verde da Coca-Cola FEMSA Brasil.
O processo de distribuição KOF, um círculo virtuoso.
Coca-Cola FEMSA: Relatório de Sustentaibilidade 2016.

Posted in UncategorizedTagged